sábado, 1 de dezembro de 2018

Notas como ser bom


Notas sobre ser bom


Graças a Deus porque...viestes a obedecer de coração  à forma de doutrina a que fostes entregues. Romanos 6:17

Um dia nosso filho Samuel, então com seus anos, datilografou um trayadi entitulado: "Como Ser Bom". Corrigidos os erros datilograficos e gramaticais, a obra não publicada dizia o seguinte: 
COMO SER BOM:
1. Obedecer aos pais e a Deus
2. Não ser egoísta 
3. Ser bonzinho com as babas
4. Não enganar 
5. Jogar limpo 
6. Ser um bom jogador 
7. Não acusar
8. Fazer o que os pais dizem 
9. Não fazer o que os outros meninos fazem 

Nada mau. Quem sabe o que levou o ativo garoto a fazer esta lista inspirada? Às conclusões de Samuel são uma compreensão infantil de vários dos Dez Mais. E ele pode conhecê-los um pouco melhor do que a maioria dos adultos. 
Quando olho para os Dez Mandamentos, vejo que os dois primeiros sozinhos são um bom resumo sobre como ser bom:
1. "Não teras outros deuses diante de mi" (Êxodo 20:3). Enquanto Israel era tentado a adorar ídolos, estou convencido de que uma das piores formas modernas de idolatria é o materialismo. Minha mulher e eu constantemente avaliamos este assunto porque não queremos deixar uma herança de materialismo para nossos filhos.
Uma outra forma de idolatria é a nossa adoração da auto-realizaçao. Carreiras, números de filhos que decidimos ter, nossas atitudes sobre o divórcio- tudo tem sido gerado pelo movimento dos direitos humanos. 
2. "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (v.7). Tomar o nome de Deus em vão é mais  do que apenas use seu nome como palavra de juramento. Ele significa "tomar seu nome para nada dizer". Até mesmo o modo como os cristãos usam as frases "Deus seja louvado" pode tornar-se uma gíria, se dizemos isso apenas por força do hábito. Deus é santo e sagrado, o Deus que deve ser temido. Jurar é falar impensadamente dele de um modo desrespeitoso. 
Sabemos que estes mandamentos (e os outros oito também) contém um instantâneo moral da natureza, santidade e bondade de Deus. Os filósofos tentam descobrir anatuyeeza de Deus pela razão . Os crentes descobrem quem é Ele quando andam em obediência à sua Palavra. 

Pense e comente: 
Leia e comente os Dez Mandamentos de Êxodo 20:1-17 em sua próxima refeição em família .

Ore
Para que fazer a vontade de Deus possa tornar-se um impulso de seu coração e não apenas uma observação respeitosa de ordens externas. 

Devocional retirado do livro: Meditações diárias para Casais de Dennis e Bárbara Rainey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...