sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

UMA PROSTITUTA NA GENEALOGIA DE JESUS


UMA PROSTITUTA NA GENEALOGIA DE JESUS

Raabe era uma prostituta na cidade de Jericó. Por isso, vivia às margens da sociedade, num local para os rejeitados. Sua casa, construída em cima dos muros da cidade, provia tanto alojamento como favores para os viajantes. Era um lugar propício para os israelitas espiões ficarem, pois seriam confundidos com os clientes de Raabe; além disso, a casa de Raabe possuía a localização ideal para uma rápida fuga.

Jericó - do hb. Yerichô, "cidade do deus lua" ou "lugar da fragrância"; gr. Iericho. Uma cidade importante no vale do Jordão, por vezes apelidada de “a cidade das palmeiras” (Dt 34:3; Jz 1:16; Jz 3:13; 2Cr 28:15). Localiza-se cerca de 8 km a oeste do rio, cerca de 13 km a norte do Mar Morto e 24 km a nordeste de Jerusalém em linha reta, na base das montanhas da Judeia, na zona mais alta do Vale do Jordão. Situa-se 250 metros abaixo do nível do mar mas a 140 metros acima do leito do rio. Possui um clima quase tropical. Por isso crescem ali palmeiras e atualmente também bananeiras.

O futuro era sombrio para Raabe e para Jericó sua terra natal, quando Josué enviou os guerreiro para espionar a Terra Prometida. O exército israelita planejava atravessar o rio Jordão e tomar posse de seu novo território, começando pela cidade idólatra de Jericó. Os espiões estavam na casa de Raabe, quando o rei de Jericó enviou a ela um recado, ordenando que entregasse aqueles homens que supostamente se encontravam em sua casa. Raabe, porém, decidiu escondê-los, em vez de entregá-los ao rei de Jericó. Raabe escondeu-os, despistou os soldados do rei e ajudou-os a sair da cidade (Josué 2:1-21).

Ora, se eu fosse Deus, acho que não deixaria que nenhum de meus servos se aproximasse de uma mulher que ganhava a vida dessa forma, mas, enquanto eu observo apenas as circunstância de vida dela, Deus viu o coração dessa mulher.

Raabe escondeu os espiões israelitas em sua casa, e por causa disso, Deus protegeu sua família e permitiu-lhes viver com o povo israelita. Ela viveu em Israel pelo resto de seus dias, casou-se com Salmom (Mateus 1:5) e foi mãe de Boaz... que se casou com Rute... que gerou Obede... que gerou Jessé, pai de Davi... de cuja descendência nasceu Jesus. Assim, quais são as qualificações exigidas por Deus para que sejamos usados por Ele e tenhamos um relacionamento bem próximo a Ele? Acho que apenas uma: "O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração (o "homem interior" - 1 Samuel 16:7). Deus está à procura de corações consagrados, arrependidos, de corações que estejam dispostos a esvaziar-se do "eu" e encher-se d'Ele. Quando uma pessoa está disposta a deixar Deus agir em seu coração, Deus faz dela uma NOVA CRIATURA.

São as escolhas, e não as oportunidades, que determinam o destino humano


O fato de Raabe, a prostituta, estar incluída na "Galeria da Fé" da epístola aos Hebreus (11:31) significa para nós que ela tem uma história para contar sobre um antes e um depois. Ela não tinha educação, nem herança religiosa, não tinha marido "santo", nem pais piedosos, não nasceu em "berço evangélico", porém as escolhas de Raabe a qualificaram para ser incluída na mesma categoria de Sara e Joquebede. Dizem que são as escolhas, e não as oportunidades, que determinam o destino humano. A isso poderíamos adicionar que, até certo ponto, nossas escolhas também determinam nosso destino eterno. Raabe demonstrou sua fé por causa das escolhas que fez, e essas escolhas tiveram influência sobre seu destino, ela não permitiu que seu passado a impedisse de desempenhar o novo papel que Deus tinha para ela.


O mundo contém intolerância e preconceitos em demasia. Ninguém tem o direito de impugnar (desaprovar) a auto-estima de uma mulher, nem de desfazer da sua dignidade humana. Nenhuma mulher criada à imagem de Deus precisa respeitar ditames ou pronunciamentos arcaicos feitos em Nome de Deus, da Igreja ou da tradição por alguém que se imagina superior às mulheres, Cristo não veio menosprezar ou ofender as pessoas, Jesus não condenava e nem rebaixava ninguém. 

As mulheres também são representantes de Cristo e não podem se rebaixar e nem se sentir rebaixadas a condição ou posição social. O cristianismo não é coletânea de regras e doutrinas, a uma mulher mais incrédula e descrente no globo terrestre possui possibilidades ilimitadas em Deus.

Do prostíbulo para a eternidade


Quero te dizer que satanás tentará usar nosso passado como munição para nos atacar, nos esvaziar de nós mesmos é um processo contínuo. O pecado, o egocentrismo e as inseguranças do passado podem entrar de mansinho no nosso coração em um instante, essa é a razão pela qual é muito importante a nossa escolha. Caminhar diariamente com Deus e pedir-Lhe que sonde nosso coração e revele nele algum caminho mau ou imperfeito. O trecho mais bonito dessa passagem de Salmo 139:23, 24 é a certeza de que esvaziar-nos de nós mesmos significa ser guiada pelo caminho eterno.

O Senhor costuma usar pessoas com a fé simples para realizar seus grandes propósitos, não importa o tipo de passado que elas tenham tido ou quão insignificantes possam parecer. Devemos ficar contento em saber que Deus não vê as coisas como nós a vemos? Ele não via Raabe como uma criatura poderosa e capaz de realizar grandes coisas por ela mesma. Ele a via e como nos vê também, indivíduos falhos, mas com um coração disposto a ter o poder de Deus fluindo por meio de nós.

Talvez você experimente alguns desses sentimentos de insegurança com relação ao chamado que Deus tem para a sua vida. Saiba que o que Deus fez para transformar Raabe, pode fazer por você também. Creia naquilo que a Palavra de Deus diz a seu respeito, e escolha começar a concretizar o maravilhoso estilo de vida projetado e planejado para você. Sejamos, pois, NOVAS CRIATURAS.





https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/2015/04/uma-prostituta-na-genealogia-de-jesus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...