quinta-feira, 6 de agosto de 2015

4º mandamento: Ela é virtuosa


Lindo estudo amados!!!

O texto abaixo foi retirado do livro Mulheres na Bíblia.

Outro aspecto da mulher virtuosa


Olhando em Provérbios 31:10, encontramos uma pergunta retórica: Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. Nada mais poderia ser adicionado à beleza deste retrato bíblico de mulher virtuosa. Sua castidade, amor, diligência, eficiência, sinceridade e devoção, sua habilidade para os negócios, são belas características descritas em Provérbios 31:11-31.

O estudo deste capítulo nos ajudará ao analisarmos nossas vidas e, com o auxílio de Deus poderemos corrigir aspectos que precisam de atenção.

Ela serve bem sua família
O livro de Provérbios 31:11-15 exemplifica a mulher virtuosa:

11O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.

Seu marido tem absoluta confiança nela e não precisa recorrer a outras mulheres para satisfazer-se. Também diz que ela só faz o bem e nunca o mal, não apenas esporadicamente, mas todos os dias de sua vida.

13Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. 14É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.

Trabalha alegremente em sua casa, preparando comidas nutritivas e saborosas para sua família. Levanta-se cedo para ter certeza que sua família será bem alimentada.

Estes versículos são usados com bastante frequência para descrever mulheres de negócios que, como muitas mulheres tribais, cuidam do jardim, compram e vendem algodão, lã ou linho; tecem e vendem o que produzem. O papel de uma mulher varia em diferentes partes do mundo, porém, estes versículos parecem incluir todos os estilos de vida, tornando possível toda mulher ser considerada virtuosa, se o seu trabalho for executado com a atitude apropriada.

Ela tem visão para os negócios
Em Provérbios 31:16-18 aprendemos que:

16Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. 17Cinge os lombos de força e fortalece os braços. 18Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.

Esta mulher consegue reconhecer um bom negócio quando o vê. Ela não se vangloria quando faz um bom trabalho, mesmo que tenha exigido muito esforço. A força de seu caráter é vista em sua atitude ao preocupar-se com o futuro e estabilidade de seu lar.

É uma mulher capaz
Provérbios 31:19-24 menciona:

19Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. 20Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. 21No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. 22Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. 23Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. 24Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.

Sabe fazer roupas para sua família. Ela se preocupa com as pessoas necessitadas ao seu redor. Sua família não é apenas beneficiada com suas habilidades domésticas, suas próprias roupas mostram bom gosto e dignidade. Usa suas capacidades para obter ganhos extras.

É uma mulher de bom caráter
O livro de Provérbios 31:25-31 destaca o seu caráter excepcional:

25A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

Em sentido figurado, a Bíblia descreve esta como se ela estivesse adornada de força e dignidade. Por ser bem preparada, não teme o futuro e está plena de alegria e paz interior.

26Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva…

A mulher virtuosa cuida da sua língua. Ela não fofoca, mas se expressa com bondade. Seus próprios filhos a elogiam para os amigos, e seu marido a exalta perante os outros.

29Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

Esta passagem indica que há mulheres ao redor do mundo que praticam boas obras, mas a mulher virtuosa descrita, a todas supera, aos olhos de Deus. A chave de toda a passagem se encontra nos versículos 30 e 31:

30Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. 31Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

Estes versículos são como um espelho, no qual cada uma de nós pode examinar-se. Somente algumas de nós veremos nossas vidas ali refletidas, no entanto veremos a mulher que lutamos para ser, uma mulher de beleza de espírito e serenidade de alma.

Pensamentos finais
Se você pudesse olhar de relance no espelho de Provérbios 31, como seria sua imagem? A única maneira de sermos verdadeiras mulheres virtuosas é conhecer o único e verdadeiro Deus, e a Jesus Cristo que foi enviado para ser o nosso Salvador. O amor de Deus é tão grande que concedeu-nos o Seu melhor. Entregou Seu único Filho para que não perecêssemos e, sim, tivéssemos vida eterna. Jesus Cristo nos amou tanto que deu Sua vida sobre a cruz por nossos pecados. Ele não somente morreu, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. E porque Ele vive você também pode viver eternamente.

Se você deseja este gozo e paz que somente Ele oferece, confesse seu pecado e creia nele, recebendo Jesus como seu Salvador. Talvez, você já confie em Jesus Cristo. Se este for o caso, gostaria de lhe dizer que o segredo em ser uma mulher virtuosa, fundamenta-se no constante relacionamento com o Senhor Jesus Cristo. A mulher que o conhece e ama, será louvada — quem sabe, não por este mundo, mas por Deus. Minha oração é que agradeçamos a Deus pela maneira como Sua Palavra fala às mulheres. Somos importantes para Ele. Deus aceitará aquilo que damos a Ele; nosso tempo, dinheiro, nossos dons e talentos, e nos abençoará.

Antes de encerrar este livro, renovemos nossa dedicação a Deus e apresentemos nossas vidas ao Senhor, como um sacrifício vivo para cumprir o que diz no livro de Romanos 12:1: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Fazendo isto, podemos confiar que Ele nos abençoará e nos usará para Sua glória!


fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=886633174707417&id=469797479724324&substory_index=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...