terça-feira, 28 de novembro de 2017

Aprendendo a ouvir

No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente. Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco. Provérbios 10:19-20


Você já deve ter observado que existem pouquíssimas pessoas que ouvem mais do que falam. É sempre triste quando você passa tempo com uma amiga e ela mal faz uma pausa para respirar, quem dirá para perguntar como você está.
Claro que essa não é uma característica de nosso Pai celeste e, portanto, também não deve estar presente em nossa vida. Peça a Deus que lhe mostre em que situações você precisa aprender a falar menos e ouvir mais. Ele a ensinará a demonstrar verdadeira preocupação com os outros e interesse por eles.
Sem dúvida, houve momentos em que você poderia ter ouvido mais. Busque o perdão de Deus e saiba que Ele a ajudará a mudar esse quadro. E, acima de tudo, busque ser uma pessoa disposta a ouvir não apenas os outros, mas principalmente o Senhor.
Muitas vezes lançamos sobre Ele nossos problemas e depois viramos as costas e vamos embora, sem aquietar nossa alma e esperar para ouvir o que ele tem a nos dizer. À medida que o Espirito nos mostrar como ouvir sua voz, também nos capacitará para sermos melhores ouvintes para nossos familiares, amigos e colegas.

Oração:
Senhor, muito obrigada por que te importas comigo e me ouves. Torna-me cada vez mais receptiva à tua voz e desenvolve em mim a disposição de ouvir outros com atenção e acolhimento.

Fonte: Livro bom dia! de Stormie Osmartiam

Acrescentando: É terrível mesmo quando queremos falar e a pessoa que estamos falando não nos permite. Eu já tive esse problema de não permitir que as pessoas falem ou também terminar a frase da pessoa, deduzindo o que ela falaria... As vezes parece que a pessoa está demorando muito pra terminar e você termina a frase para dar uma "ajudinha", mas é muito mais sábio quem ouve primeiro, e depois fala... As vezes pecamos e deduzimos algo que não iria ser dito. Deus não se agrada disso... Vamos vigiar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...