segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

FRUTOS DO ESPIRITO SANTO!


Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 
Gálatas 5:22-23

O amor citado em um dos frutos do Espirito é o amor verdadeiro, desprendido, sincero. Não podemos citar melhor exemplo como o do próprio Jesus quando viveu em carne aqui na terra, demonstrando todo o amor que tem pelo próximo, e, esse mesmo amor é o que devemos demonstrar uns para com os outros. Na bíblia podemos encontrar o seguinte versículo:Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30-31.  
Não podemos dizer que amamos a Deus se odiamos nosso irmão....

A alegria, o segundo fruto não se trata de uma alegria de quando recebemos um prêmio, um dinheiro ou qualquer outro bem, mas sim, de uma alegria natural, uma alegria que não depende de circunstancias físicas nem materiais para possui-la, é a alegria que somente Jesus pode nos dar. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!  Filipenses 4:4

A paz requer uma amizade com Deus, na qual não tememos o que podem nos fazer ou o que pode acontecer, independentemente da situação que estivermos passando, a paz sempre prevalece. A tranquilidade em saber que Jesus cuida de nós traz essa paz que não é encontrada em qualquer pessoa. 
Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14:27

A paciência ou longanimidade que é a capacidade de pensar antes de agir, demonstrando assim a paciência e perseverança. Essa mesma paciência Deus tem conosco para nos arrependermos de nossos pecados, nos reconciliarmos com nosso próximo. Muitos não tem esse fruto, preferem atropelar tudo e todos diante de uma decisão, não conseguem ouvir para depois argumentar e, também pedem a Deus paciência, mas quando Deus manda situações para desenvolver a paciência, desprezam não conseguindo assim agir da forma como Deus nos ensina.
Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:2

A amabilidade ou benignidade. A bondade de Deus é a melhor forma de ilustramos esse fruto. A bondade de Deus para conosco é tão grande, que devemos praticar essa mesma atitude para com nosso próximo e, até mesmo com aqueles que nos perseguem.  Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Tito 3:3-7

A bondade é semelhante a benignidade, pois  esta palavra ressalta a generosidade em dar mais do que alguém merece.  Sendo nós conhecedores da palavra de Deus não devemos deixar de sermos generosos, afinal Deus é sempre tão generoso conosco, portanto, não devemos ser avarentos, nem mesquinhos para nosso próximo. Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Provérbios 11:24

A fidelidade é a lealdade que mantém sua palavra, cumpre suas promessas e não trai os outros. Cada um em seu trabalho, ministério, colégio deve mandar sua lealdade para com as pessoas, pois Deus tudo vê e seremos julgados pelos nosso atos.
Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo.  Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor. I Corintios 4:1-4

A mansidão no dicionário significa brandura de gênio ou de índole; brandura na maneira de expressar-se; doçura, meiguice, suavidade. Uma pessoa estressada, que lida com agressividade de palavras diante das situações infelizmente está completamente fora desse fruto do espirito. Devemos lidar com carinho, tranquilidade diante das situações e das pessoas ao nosso redor.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Mateus 5:5



O domínio próprio é a capacidade de dominar nossos próprios sentimentos, ações. O cristão que possui esse fruto (pois não são todos que possuem), conseguem controlar o desejo por ações carnais que podem surgir diferente das pessoas que não são conhecedoras da palavra e não possuem tal conhecimento. Quem possui esse fruto também tem o domínio sobre suas próprias ações, palavras, não se descontrola diante das situações.
 Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;  ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. I Pedro 1:5-8
Amados esses frutos do Espirito Santo são essenciais na vida do cristão, e, confesso a vocês que não é nada fácil vivenciá*-los. No dia-a-dia, diante das lutas da vida, das situações não é nada fácil colocar em pratica. 
Deus é tão misericordioso que todos os dias nos dá uma nova oportunidade de mudar nossas atitudes, nossos pensamentos, nossas palavras.
Que possamos agir conforme a palavra de Deus e podermos estar sempre de acordo com Sua vontade, Seu querer...
Deus abençoe a todos...