terça-feira, 9 de abril de 2019

Atitude conveniente


Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado", diz o SENHOR (Jeremias 9:23-24). A tendência do ser humano é viver conforme lhe convém para alcançar os seus próprios objetivos. Os políticos atuam de forma conveniente para se manter no poder. A justiça humana é burlada para estabelecer o que é conveniente a quem exerce poder. Esse é o drama e o perigo do ser humano, e somos cercados pelas conveniências. Esse foi um problema de Israel na época de Jeremias. Acreditavam que eram o povo de Deus e poderiam viver da forma que lhes fosse conveniente, sem obedecerem à Palavra de Deus. Esse também foi o problema do rei Saul, ele não mudou nem se arrependeu. Paulo escreveu que nem tudo convém (I Coríntios 6:12; 10:23), mas convém buscar e fazer a vontade de Deus. Jeremias chama as pessoas a não se gloriarem na sua sabedoria, força e riqueza, mas "em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque dessas coisas me agrado" , diz o SENHOR. Na prática significa abrir mão das nossas conveniências, viver a conversão e mudança de atitude, buscar a justiça de Deus. Davi fez a oração: Sonda-me e prova-me, SENHOR; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmo 139:23-24).

Werner Lickfeld

A Bíblia nos diz que: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! ( I Coríntios 10:12), mas muitas pessoas se consideram "o crentão", que uma vez que se converteram e estão ativos na obra de Deus jamais cairão, mas se esquecem que somos falhos, fracos e pecadores e tentados a todo o momento, e, se não tivermos uma vida com Deus, de busca diária podemos cair, por isso não devemos nos vangloriar. E, se acontecer o pecado propriamente dito, devemos fazer como Davi: contar a Deus e não para as pessoas ao nosso redor, porque as mesmas não resolverão nada, mas servirão apenas como informantes da notícia as pessoas ou as vezes te aconselhará de forma errada. Davi errou várias vezes e falou com Deus, se consertou. 

Pense nisso e que Deus fale mais ao seu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...