sexta-feira, 26 de julho de 2019

O jejum que agrada a Deus


‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto.Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor? Isaías 58:3-5

Sempre tive dúvidas a respeito do jejum, porque sempre que pensava em fazer ou até mesmo programava para iniciar um jejum, imediatamente vinha em meus pensamentos que com o jejum eu emagreceria bastante, então esse era o foco e não o que realmente deveria ser: me abster de algo que me agrada para me alimentar da palavra de Deus, para alimentar meu espirito. Então nunca conseguia fazer um jejum que eu considerasse agradável aos olhos de Deus. Até que um dia meu pastor me disse que quando eu for programar um jejum, já repreender esses pensamentos, pois o inimigo usa das nossas fraquezas para nos impedir. Por que se eu faço o verdadeiro jejum, alimento meu espirito, e com isso me fortaleço, então ele não podera me atingir com suas artimanhas, com seus dardos inflamáveis certo? Muito fazem jejum e fazem questão de mostrar as pessoas que estão fazendo, se mostrando fraco, pálido, sem forças, e, esse não é o verdadeiro jejum que Deus aprecia. Como diz no texto acima, jejuar a fazer o mal ao próximo, não ajudar quando ele precisa, agir com falsidade, enganar, mentir, humilhar as pessoas, falar palavrões, entre outras atitudes não agradam a Deus. Muito pelo contrário, Ele abomina. Se você tem agido assim, se examine, ore a Deus, leia o capítulo inteiro de Isaías 58, peça ao Espirito Santo para lhe ajudar. Não é vergonhoso se arrepender e querer fazer o certo. As vezes agimos pelo nosso próprio entendimento, nos deixamos levar pelo nosso ego, e por um momento nos esquecemos de quem está realmente no controle de tudo. Ainda da tempo de se redimir.


"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. Isaías 58:6-11

Mesmo sabendo qual é o verdadeiro jejum que agrada a Deus, e, conseguindo passar por cima dos meus pensamentos, ainda assim existem atitudes, pensamentos que devo me policiar no momento do jejum. Deus não quer que sejamos perfeitos, mas que pelo menos nos esforcemos para fazer o correto, o que Ele nos ensina em Sua palavra. Deus é amor, mas também é justiça, então quando erramos Ele tem que nos repreender de alguma forma. Se você fez um jejum e nada aconteceu, examine-se, veja se não fez algo durante o seu jejum que desagradou a Deus, veja se realmente se esforçou para agradá-lo e obedecê-lo. Não é porque deixamos de comer ou fazer algo no período de jejum que Deus vai ficar com pena de nós e nos conceder nossos desejos. Veja bem, temos que obedecer de coração, temos que nos esforçar de coração e não só a nossa casca para mostrar aos outros que eu sou a super espiritual e faço jejum, porque isso desagrada a Deus. Não faça isso para se aparecer ou mostrar que é crentão ou crentona. Deus não é bobo, Ele nos conhece perfeitamente e sabe as intenções do nosso coração. Se examine, pois eu farei o mesmo até que meu jejum seja aceito por Ele. Deus é fiel e nos ajudará, basta crer e ter paciência.

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Mateus 6:3



Que Deus fale mais ao seu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...