quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Você tem se colocado no lugar do seu próximo?


As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.
E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo".
Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.
Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Neemias 1:1-6

Linda a atitude de Neemias quando soube sobre o sofrimento dos judeus. Poucas são as pessoas que tem essa atitude de se colocar no lugar do próximo com tanta verdade como Neemias fez. Ele, por um momento esqueceu dos seus próprios problemas, sentou e chorou pelas pessoas que estavam sofrendo e sendo humilhadas. Quantos de nós agimos assim com um familiar, um amigo, ou mesmo algum membro da igreja, ou um morador de rua. Afinal, Deus não limita em Sua palavra quem são nosso próximos, mas sim diz que todos são, todos que passam por nós e vemos em situações difíceis e que podemos ajudar, esses são nossos próximos. Quando ficamos sabendo de algum familiar estar passando por dificuldades com um filho, ou marido ou esposa qual nossa atitude? Somente dizer: Deus te abençoe? Isso não mostra que estamos sentindo a dor dele, isso não demonstra que estamos realmente lutando e sofrendo juntamente com ele por seu problema. Devemos verdadeiramente nos colocar no lugar dele, chorar, se for necessário, dividir um alimento, roupa, se pudermos ajudar alguém financeiramente também, por que não? Orar principalmente por ele, interceder pela causa dele. 

Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.
Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: "Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,
mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome".
Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.
Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei. Neemias 1:7-11

Neemias orou a Deus, mas primeiramente colocou a situação dos judeus, das pessoas, e, depois a sua situação. Ele colocou o próximo em primeiro lugar, ele colocou sua dor no bolso para orar pelo próximo. Isso é muito difícil hoje em dia. Mas devemos nos perguntar: e se fosse conosco? O que você gostaria que fizessem? Se passamos por um morador de rua com fome e mesmo tendo condições eu digo: Deus te abençoe.... isso o alimentará??? Claro que não... Deus quer que nos coloquemos verdadeiramente nos lugar as pessoas, que sintamos o que ele sente, pois somente dessa forma conseguiremos ajudar de coração e não por obrigação ou para se vangloriar.

Que essa palavra fale mais ao seu coração....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...