Pular para o conteúdo principal

Virtudes Bíblicas sobre os filhos - 14ª Virtude: Gentileza

14ª Virtude: GENTILEZA: 
Senhor, que meus filhos sempre procurem ser gentis um com o outro e com as demais pessoas. (1Ts 5:15)


Procurem o melhor em cada um e façam sempre o melhor que puderem para despertar o que há de melhor no irmão. Procurar o melhor, esse deve ser sempre o nosso objetivo, olhar com os olhos do Senhor para o próximo, para o nosso mais próximo, nossos filhos. Somos chamadas para abençoar, para declarar palavras de vida, trazer a vida, gerar a vida, geramos em nossos ventres, geramos com nossas palavras e atitudes. Somos os maiores exemplos dos nossos filhos.E como tal devemos seguir a ordem de Paulo e sermos imitadoras de Cristo. Devemos refletir o coração de Jesus, devemos pensar sempre no que Jesus faria em cada situação.
O que é gentileza? É suavidade, leveza, brandura e mansidão. É o oposto de dureza, aspereza, é uma doçura de disposição, brandura de temperamento, suavidade de procedimento. E fruto do Espírito em ação.
Aqueles que são gentis agem e falam sem aspereza. Eles não são intratáveis e inconstantes, mas são suaves e mansos. Jesus é manso e humilde de coração e como Ele devemos ser.
Será que nós somos gentis em seus modos?
Como mães temos sido gentis para com seus filhos em todos os momentos? Como esposas, nós somos amáveis e gentis para com nossos maridos.
Se você se depara com algo bastante provocativo da parte de seu marido ou de seus filhos, você se mantém suave e doce como você sabe que deveria ser?
Olhando para nosso mundo atual, o que vemos é o caos da intolerância, da falta de respeito ao próximo tomando conta de todas camadas da sociedade. A gentileza hoje é uma virtude que poucos utilizam, o bom dia, boa tarde, o da licença, palavras fundamentais em nosso dia a dia tem perdido espaço, e o que tem tomado conta, são palavras de ira que geram atitudes negativas. Nós precisamos mudar esse cenário e isso começa em nossos lares. Devemos cultivar a boa educação, a educação de princípios e dos valores eternos. Começa conosco. Começa quando olhamos nossos filhos com olhar de misericórdia sabendo que eles estão crescendo e podem e vão cometer erros e nesse momento a nossa reação deve ser de acolhimento, de amor, de gentileza. Nos somos olhadas o tempo todo.
E em meio ao caos que devemos ter atitudes de excelência, vencer nosso eu, a velha natureza e manter-se firme na rocha.
Ser gentil com quem é gentil conosco é fácil, mas a gentileza se faz necessária quando recebemos uma reposta atravessada, quando somos maltratadas, quando sofremos desacatos... Nesse momento é que o caráter de Cristo deve ser refletido em nossas vidas. E assim nossos filhos vendo e sendo tratados com gentileza aprenderão e receberão esse dom de Deus.
O que a palavra de Deus fala sobre a gentileza:
1. A gentileza de Deus para seus filhos é ilimitada e incondicional.
Joel 2.13 porque ele é misericordioso e compassivo e tardio em irar-se e grande em amor.
2. Assim como Deus é gentil conosco Ele espera que sejamos assim com os outros.
Efésios 4.32 - antes sede uns para com os outros benignos, compassivos perdoando uns aos outros. 
3. A falta de gentileza ao falar resulta em atos mal educados.
Provérbios 12.18 há algumas palavras que são como pontas de espada mas a língua dos sábios é saúde. 
4. A virtude de falar com gentileza.
Provérbios 16.24 favo de mel são palavras agradáveis, doçura para a alma e saúde para os ossos.
5. Ser gentil e benigno com aqueles que nos opõem.
Provérbios 25.21-22 seja gentil com os seus inimigos...se teu inimigo tiver fome da-lhe de comer, se tiver sede da-lhe de beber.
6. Ser gentil e cortez é ser amoroso.
Colossenses 3- 13.14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros.
7. Gentileza é considerar os sentimentos de fraquezas e limitações dos outros.
Romanos 15.1.2 mas nós que somos fracos devemos suportar as fraquezas dos fracos...
8. Gentileza e cortesia muitas vezes significa ser altruísta e priorizar as necessidades dos outros acima das nossas.
Romanos 12.10 amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra aos outros.
9. Ser gentil e cortez faz parte do nosso exemplo Cristão.
João 13.35 nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros.
10. Pequenos atos de gentileza resultaram em grandes bênçãos.
1 Reis 17. 8-24 uma pobre viúva obedientemente da o restinho de sua comida a Elias e Deus não só supre para ela farinha e óleo milagrosamente durante a época de fome mas também ressuscita o seu filho que tempo morrido.
Texto de: Filhos, Desafios e Ministério#orandovirtudesbiblicassobreosfilhos 

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO DEIXE O INIMIGO VENCER!!!!

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 
Bom dia a todos amados. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos vocês hoje e sempre. Hoje amados quero compartilhar algo com vocês que está em meu coração essa semana. Sabe amados na Bíblia existem várias passagens que fala a respeito do inimigo de nossas almas: Satanás. Muitos não acreditam em sua existência, muitos zombam e até criticam, mas se lessem a Bíblia notariam que além dele existir, ele está cumprindo tudo que está na Bíblia. Ele anda por ai destruindo sonhos, lares, relacionamentos, esperanças, confianças, relacionamento com Deus, entre outras coisas. Nesse versículo que coloquei acima, a Bíblia compara ele com um ladrão, pois da mesma forma que um ladrão, satanás não avisa quando chega, e, quando o faz, ele vem para detonar, ele rouba não somente de dinheiro que estou falando, mas ele rouba a paz, rouba sua atenção, rouba sua integridade, rouba sua h…

Deus é a minha força!!!!

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.SALMO 73:26

Boa noite amados!!! Que a paz de Jesus esteja em seus corações hoje e sempre. Hoje que falar sobre força. É tão difícil pensar em força no momento da tribulação, não é mesmo? Quanto mais viver essa força em nossas vidas. Parece que tudo se desmoronará em nossas cabeças quando tudo não vai bem. É muito fácil desejarmos, aconselharmos alguém a ter força num momento de dificuldade, mas viver essa força é quase que impossível em nossa mente carnal. Quando estamos de alguma forma ligados em Deus parece que essa força vem de uma forma tão incontrolável em nossas vidas que nem sabemos explicar, mas só nos damos conta do quão fortes fomos quando essa luta termina, que nem percebemos que se não fosse por ela não sobreviveríamos, não conseguiríamos ir até o final e receber a vitória. Nós somos tão pequenos, tão falhos diante da grandeza de Deus, da força que Ele nos transmite e no…

EM SEU LUGAR O QUE JESUS FARIA??

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2:21-24

Boa noite amados do Pai... que Deus abençoe grandemente cada um de nós!!! Sabe amados, ultimamente tenho assistido alguns filmes que tem tocado meu coração de tal forma, que tem me ensinado muito, tem me edificado e me feito pensar muito a respeito da minha própria vida, e, quero compartilhar com vocês. Há alguma tempo atrás assisti um filme maravilhoso indicado pelo meu pastor que se chamaAs Histórias de Jonathan Sperry. Filme maravilhoso que ensina muito a oferecer a outra face e também a agir como Jesus agiria…