sexta-feira, 3 de maio de 2019

Deus te tira do lamaçal


Certa vez, Sefatias, filho de Matã, e Gedalias, filho de Pasur, e Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que eu estava dizendo ao povo. Eu dizia que 2o Senhor Deus tinha dito o seguinte:
— Quem ficar na cidade morrerá em combate, ou de fome, ou de doença. Mas aquele que sair e se entregar aos babilônios não será morto; pelo menos, escapará com vida e continuará a viver.
Eu estava dizendo que o Senhor também tinha dito isto:
— Certamente entregarei esta cidade ao exército do rei da Babilônia, e ele a conquistará.
Então as autoridades disseram ao rei:
— Este homem tem de morrer. Falando desse jeito, ele está tirando a coragem dos soldados que estão na cidade e desanimando todo o povo. Este homem não está procurando ajudar; o que ele quer é a desgraça de todos.
O rei Zedequias disse:
— Muito bem! Façam o que quiserem com Jeremias. Eu não posso segurar vocês.
Então eles me pegaram e me puseram dentro do poço que havia no pátio da guarda e que era do príncipe Malquias. Eles me desceram com cordas. Não havia água no poço; só lama; e eu me atolei na lama.
-Ebede-Meleque, um eunuco nascido na Etiópia, que trabalhava no palácio real, ficou sabendo que me haviam jogado no poço. Então saiu do palácio e foi falar com o rei, que naquela hora estava julgando causas no Portão de Benjamim. Ebede-Meleque disse o seguinte:
— Ó rei, meu senhor, o que aqueles homens fizeram está errado. Jogaram Jeremias no poço, e ele na certa vai morrer de fome, pois não há mais comida na cidade. Aí o rei deu ordem para Ebede-Meleque levar trinta homens dali e me tirar do poço antes que eu morresse. Então Ebede-Meleque levou os homens ao depósito do palácio. Pegou alguns trapos e roupas usadas e os desceu por meio de cordas para dentro do poço onde eu estava. E disse:
— Jeremias, ponha esses trapos debaixo dos braços para que as cordas não machuquem você. Eu fiz o que ele mandou. Então me puxaram com as cordas e me tiraram do poço. Depois disso, fiquei no pátio da guarda.
Jeremias 38:1-13


O que tem te colocado na lama? Problemas financeiros? Enfermidades? Casamento abalado? Filhos rebeldes? O que tem te assolado tanto a ponto de você se sentir como Jeremias esteve: num poço, num lamaçal? Há momentos da vida da gente que nos sentimos exatamente assim.... Jeremias literalmente passou por isso por estar entregando um recado de Deus ao povo, mas muitas vezes nos sentimos exatamente assim, porque são tantas pressões de problemas em cima da gente que não vemos saída. Por isso existem tantos suicídios, porque a pressão é muito grande e a pessoa se vê num beco sem saída. Ela não tem forças pra lutar, pra falar com Deus, e parece que todos estão contra ela. Já passei por isso e é uma sensação terrível, tão terrível que parece que nunca mais sairemos dela. Parece que ninguém enxerga seu sofrimento, parece que está claro como água e ninguém vê a não ser você. Existe uma saída... Jó passou por isso, ele se viu da noite para  o dia falido, doente, perdeu a família de uma só vez, mas não perdeu a fé, não perdeu sua confiança em Deus. Mesmo a sua esposa, a única que sobrou da família ter lhe incentivado a desistir, amaldiçoar a Deus e morrer... O inimigo vai usar quem for preciso pra te deixar mais abaixo da lama ainda até você desistir de vez e ele poder tragar sua vida, sua alma, porque é pra isso que ele veio: roubar, matar e destruir. Quando a Bíblia diz em matar referente a Satanás não é matar literalmente tirando sua vida, isso também, mas matar sonhos, esperanças, confianças...
Roubar não é só bens, dinheiro, mas roubar a paz, a vida, o tempo, sua alegria, sua crença em Deus.... Destruir não é somente destruir o que você tem, mas também destruir metas, seu ânimo, sua força..... Por isso devemos estar atentos o tempo todo... Cuidado amados, porque ao menor sinal de fraqueza, de fracasso não espere estar no fundo do poço, num lamaçal, mas recorra a Deus o mais rápido possível.... E quando recorrer mesmo que esteja no lamaçal, Deus envia alguém para lhe tirar de lá, envia uma luz, envia o socorro... Temos apenas que confiar.... Crer e confiar...

Fiquem com essa palavra e que Deus os abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...