terça-feira, 22 de março de 2016

Seja sabia como Noemi

Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos, Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:8-16

Boa tarde amados!!!Existe uma lição no texto do livro de Rute que me chama muito a atenção e falou muito ao meu coração. Diante de tudo que aconteceu na vida de Noemi ela nunca culpou a Deus pelas consequências em sua vida, porque pelo que se entende em Rute 1, Elimeleque não consultou a Deus sobre sair de sua terra porque a fome a havia alcançado, mas por sua própria decisão, partiu com a família para outra terra, uma terra onde se adoravam outros deuses.Lá seus filhos casaram-se com mulheres adoradoras de outros deuses, corrompendo a fé que eles tinha no único Deus, o Senhor dos Senhores. Elimeleque e seus dois filhos morreram, mas nem por isso Noemi murmurou. Acredito que nesse tempo em que viveram em Moabe, suas noras ouviram ela falar de Deus e elas acabaram por conhecer o verdadeiro e único Deus, então ela não insistiu para que as duas O adorassem. Amados quantas e quantas vezes nós conhecemos pessoas que não conhecem a Deus da forma que conhecemos, mas O conhecem apenas de ouvir falar, e, ai queremos com nossas próprias forças faze-las se convencer a se entregar ao nosso Deus, mas não é assim que Deus trabalha. Não é nós que convencemos as pessoas a se entregarem a Deus, mas o Espirito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Naquela época não existia o Espirito Santo, mas mesmo assim Noemi não insistiu para elas continuarem adorando ao único Deus. Ela ainda disse para Rute: Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Orfa, ao contrário de Rute não pensou duas vezes quando Noemi disse para elas voltarem ao seu povo, aos seus pais, ela não pensou nos deuses estranhos que sua família adorava e foi embora, mas Rute não fez isso. Ela optou pela melhor parte, ela decidiu ficar ao lado de Noemi, pois Noemi tinha o que Rute precisava: os ensinamentos, a palavra de Deus, o alimento que ela precisava. Juntas elas venceram, Deus as honrou, não deixou perecer. Mesmo envergonhada, elas voltaram para Belém, e foi recebida pelo povo. Deus as honrou em tudo que fizeram. Amados, se vocês oram por alguém da família, um amigo, seja quem for, saiba que assim como Noemi, não devemos insistir, não devemos tentar enfiar a palavra de Deus em suas mentes, mas devemos deixar o Espirito Santo convencer e mudar. Noemi não precisou falar nada para Rute. Deus fez a obra. Assim Deus fará pelos seus entes queridos. Confie, não desista de sua família, de que está cobrindo com suas orações. Persista na fé e colherá os frutos no tempo oportuno.

"Sabemos que não é pelo muito falar que seremos ouvidos, mas seremos ouvidos quando proferirmos palavras de fé e adoração diante de Deus." E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos." Mateus. 6:7

Amados pensem nisso e que essa palavra fale ao coração de vocês....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...