quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Ame o próximo.

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:25-37

Independente da nossa situação financeira, devemos sempre ajudar nosso próximo. Quem, afinal é nosso próximo? Não são apenas as pessoas a quem amamos, porque seria muit óbvio ajudar quem amamos, quem convivemos, mas nosso próximo vai além do parentesco, do amigo querido, mas nosso próximo são todas as pessoas que passam por nossa vida precisando de alguma ajuda. Essa ajuda necessariamente não precisa ser financeira, material, mesmo porque nem sempre temos condições as vezes de nos mantermos a nós mesmos. Essa ajuda pode ser através de um abraço, um "Jesus te ama", uma oração, uma conversa amiga encorajando as pessoas. Deus sempre coloca pessoas em nosso caminho das quais quer e confia em nós para ajudá-las. Quantas vezes fui ajudada em momentos que não via saída, e, Deus colocou alguém em meu caminho pra me ajudar. Da mesma forma Deus coloca pessoas em nosso caminho para nós ajudarmos. Temos que nos preocupar com o sofrimento alheio e não somente se lamentar. Não devemos deixar a ganância entrar em nossa vida. Existem situações que o fato de não querer que meu próximo prospere como eu prospero gera uma ganância, uma mesquinhez e isso não deve acontecer e esse sentimento não deve ser alimentado por nós. Temos que desejar o bem, a prosperidade, a cura, a libertação do nosso próximo. Devemos nos alegrar quando nosso próximo consegue alcançar alguma meta. Não devemos agir como uma pessoa mundana, devemos agir como cristãos que somos, se compadecendo do sofrimento do irmão, do parente, do vizinho... Deus conhece nossos corações e sabe se nos importamos de verdade com nosso próximo ou não, ou se vivemos um amor de faixada. O fato de uma pessoa nos procurar para pedir orações é porque Deus confia em nós pra interceder por essa pessoa, porque somos capazes de fazer isso...  Temos que amar aquele que está caído, desamparado, desempregado, doente, física, emocional e espiritualmente.

Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa.
Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra.
Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.
Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.
Vendo a fé que eles tinham. Marcos 2:1-5

Temos que ajudar as pessoas com amor, paciência e carinho, porque Deus conhece se fazemos por obrigação. Não devemos lutar sem fé, sem amor, sem confiança porque de nada terá validade perante a Deus. Não devemos olhar para o problema em si, mas buscar por uma solução, assim como fizeram esses quatro homens na palavra acima.
Que Deus fale ao seu coração e, que essa palavra toque em você de maneira extraordinária.

Palavra ministrada na IIGD V. Alpina 13/2/19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aconchego no colo de Deus

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas...