Pular para o conteúdo principal

10 mandamentos da Família: 2º mandamento

2º Mandamento da Família
"Amem suas famílias como a si mesmos e demonstrem esse amor com palavras e atitudes."

Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de líingua, mas por obra e em verdade. IJo 3:18

O versículo acima destaca três itens que são fundamentais para cumprirmos esse segundo mandamento: palavras, atitudes e sinceridade, os quais, se aplicados em nossa vida, semeará o verdadeiro amor em nossa família, permitindo-nos colher neles aquilo que esperamos.

A palavra tem importante papel na construção de um relacionamento. Proferir palavras de ânimo, incentivo, carinho e afeto é uma forma de demonstrarmos esse amor ao próximo. Todos nós desejamos ouvir isso de nossos familiares. Portanto, invista nas palavras, mesmo que, a princípio, talvez pela timidez ou falta de hábito, você tenha dificuldade em se comunicar dessa maneira. Há pessoas que desejam falar palavras de amor, por exemplo, mas não conseguem se expressar. entenda que é muito importante pedir a ajuda de Cristo para superar essa barreira. Lembremo-nos do que ensina a Bíblia Sagrada: O homem se alegra na resposta da sua boca,  e a palavra, a seu tempo, quão boa é! Pv 15:23.

Nossas atitudes devem sempre estar de acordo com aquilo que falamos. Se isso não acontece, nossas palavras perdem legitimidade. A expressão verbal é importante, mas só funciona se estiver acompanhada de atitudes condizentes com as palavras que dizemos. Podemos destacar um interessante diálogo entre Sansão e Dalila, no qual ela diz o seguinte: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Jz 16:15a. Perceba que Dalila reclama que as atitudes de Sansão não representam suas palavras de amor. Embora as intenções dela fossem malignas, Dalila não queria apenas ouvir palavras bonitas, mas desejava que Sansão fosse sincero e revelasse o segredo dele, como uma demonstração desse amor expressao verbalmente.

O terceiro elemento essencial na construção desse amor em nossa família é a sinceridade. O texto a seguir nos ensina dessa forma:

O amor seja não fingido. Rm 12:9a.

Nossas palavras e atitudes não podem servir apenas para conquistar alguém. Na verdade, a conquista do próximo é a consequência natural de tudo e não o objetivo principal. Quando apenas queremos conquistar uma pessoa, muitas vezes apenas para ter domínio sobre ela, tendemos a agir com falsidade, e acabamos criando um "personagem" para seduzir as pessoas com bons hábitos e boas palavras.

No entanto, tudo deve ser sincero, vindo do nosso coração. Não podemos esquecer as palavras de Jesus: Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não. Mt 5:37a. O primeiro sim representa o que diz com o coração; o segundo sim, o que se diz com a boca. Com o não acontece do mesmo jeito.

Quando, então, expressarmos o amor com palavras, gestos e sinceridade, certamente teremos um resultado duradouro na harmonia familiar. Todavia, isso deve ser praticado constantemente e não apenas em momentos de crise. Ame sua família!!!

Autoria: IIGD ( Igreja Internacional da Graça de Deus)


 


Postagens mais visitadas deste blog

NÃO DEIXE O INIMIGO VENCER!!!!

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 
Bom dia a todos amados. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos vocês hoje e sempre. Hoje amados quero compartilhar algo com vocês que está em meu coração essa semana. Sabe amados na Bíblia existem várias passagens que fala a respeito do inimigo de nossas almas: Satanás. Muitos não acreditam em sua existência, muitos zombam e até criticam, mas se lessem a Bíblia notariam que além dele existir, ele está cumprindo tudo que está na Bíblia. Ele anda por ai destruindo sonhos, lares, relacionamentos, esperanças, confianças, relacionamento com Deus, entre outras coisas. Nesse versículo que coloquei acima, a Bíblia compara ele com um ladrão, pois da mesma forma que um ladrão, satanás não avisa quando chega, e, quando o faz, ele vem para detonar, ele rouba não somente de dinheiro que estou falando, mas ele rouba a paz, rouba sua atenção, rouba sua integridade, rouba sua h…

Deus é a minha força!!!!

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.SALMO 73:26

Boa noite amados!!! Que a paz de Jesus esteja em seus corações hoje e sempre. Hoje que falar sobre força. É tão difícil pensar em força no momento da tribulação, não é mesmo? Quanto mais viver essa força em nossas vidas. Parece que tudo se desmoronará em nossas cabeças quando tudo não vai bem. É muito fácil desejarmos, aconselharmos alguém a ter força num momento de dificuldade, mas viver essa força é quase que impossível em nossa mente carnal. Quando estamos de alguma forma ligados em Deus parece que essa força vem de uma forma tão incontrolável em nossas vidas que nem sabemos explicar, mas só nos damos conta do quão fortes fomos quando essa luta termina, que nem percebemos que se não fosse por ela não sobreviveríamos, não conseguiríamos ir até o final e receber a vitória. Nós somos tão pequenos, tão falhos diante da grandeza de Deus, da força que Ele nos transmite e no…

EM SEU LUGAR O QUE JESUS FARIA??

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2:21-24

Boa noite amados do Pai... que Deus abençoe grandemente cada um de nós!!! Sabe amados, ultimamente tenho assistido alguns filmes que tem tocado meu coração de tal forma, que tem me ensinado muito, tem me edificado e me feito pensar muito a respeito da minha própria vida, e, quero compartilhar com vocês. Há alguma tempo atrás assisti um filme maravilhoso indicado pelo meu pastor que se chamaAs Histórias de Jonathan Sperry. Filme maravilhoso que ensina muito a oferecer a outra face e também a agir como Jesus agiria…