terça-feira, 16 de agosto de 2016

10 mandamentos da Família: 9º mandamento

9º Mandamento: Ensinem com o amor e o exemplo


Sede meus imitadores,. como também eu, de Cristo

I Corintios 11:1

Ensinar vai muito além das palavras. Não significa apenas dar instruções verbais, mas estar comprometido com o aprendizado do outro. Mais do que dizer a verdade a alguém, precisamos saber se esse alguém realmente aprendeu, ou apenas nos escutou falar.

Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho. Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. 1 Coríntios 4:14-16

No texto acima, o apóstolo Paulo destaca a figura do tutor e do pai. O tutor é aquele que sabe dar bons conselhos e sempre tem uma palavra a dizer aos outros. Já o pai é o que tem o amor e o exemplo para oferecer às pessoas. O tutor, por vezes, contenta-se apenas em falar. O pai não desiste enquanto o outro não aprende. Qual dos dois temos sido? Será que não estamos nos contentando apenas em repetir versículos bíblicos às pessoas?

A Bíblia nos mostra que palavras nem sempre são a melhor alternativa (IPedro 3:1b). O exemplo, os frutos que damos quando conhecemos o Senhor Jesus, falará ao coração das pessoas que convivem conosco. Quem nunca ouviu: "Filho de peixe peixinho é"? A Palavra diz: Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: Qual a mãe, tal é a sua filha. (Ezequiel 16:44).

O bom exemplo fica.

Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe eunice, e estou certo de que também habita em ti. II Timoteo 1:5

Se não há amor e exemplo, nossas palavras pedem efeito. Timóteo era um jovem servo de Deus que teve bons exemplos dentro de casa. A fé genuína de sua avó, Loide, e, de sua mãe, Eunice, foram determinantes na formação do caráter cristão dele. Creio que Tinóteo as presenciou praticando a fé e sendo honrados por Deus, o que as ajudou a reproduzir nesse jovem a mesma fé que tinham e a fazer dele um discípulo. Quais são seus discípulos? 

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (Mateus 28:19a - ARA)

Um homem de Deus não se constrói apenas na igreja, mas, principalmente, dentro de casa.

...tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Hebreus 12:2,3

Ensinar com amor significa buscar o interesse do outro em primeiro lugar, entregando-se à missão de ensinar com perseverança, crendo que o seu ensino e exemplo de vida frutificarão. O texto acima nos mostra que Jesus Se apegou a alegria que lhe foi prometida. Assim deve ser conosco: temos de enfrentar a afronta e crer que, no final, seremos recompensados por não desistir.

Autoria: IIGD ( Igreja Internacional da Graça de Deus)