Pular para o conteúdo principal

10 mandamentos da Família: 9º mandamento

9º Mandamento: Ensinem com o amor e o exemplo


Sede meus imitadores,. como também eu, de Cristo

I Corintios 11:1

Ensinar vai muito além das palavras. Não significa apenas dar instruções verbais, mas estar comprometido com o aprendizado do outro. Mais do que dizer a verdade a alguém, precisamos saber se esse alguém realmente aprendeu, ou apenas nos escutou falar.

Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho. Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. 1 Coríntios 4:14-16

No texto acima, o apóstolo Paulo destaca a figura do tutor e do pai. O tutor é aquele que sabe dar bons conselhos e sempre tem uma palavra a dizer aos outros. Já o pai é o que tem o amor e o exemplo para oferecer às pessoas. O tutor, por vezes, contenta-se apenas em falar. O pai não desiste enquanto o outro não aprende. Qual dos dois temos sido? Será que não estamos nos contentando apenas em repetir versículos bíblicos às pessoas?

A Bíblia nos mostra que palavras nem sempre são a melhor alternativa (IPedro 3:1b). O exemplo, os frutos que damos quando conhecemos o Senhor Jesus, falará ao coração das pessoas que convivem conosco. Quem nunca ouviu: "Filho de peixe peixinho é"? A Palavra diz: Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: Qual a mãe, tal é a sua filha. (Ezequiel 16:44).

O bom exemplo fica.

Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe eunice, e estou certo de que também habita em ti. II Timoteo 1:5

Se não há amor e exemplo, nossas palavras pedem efeito. Timóteo era um jovem servo de Deus que teve bons exemplos dentro de casa. A fé genuína de sua avó, Loide, e, de sua mãe, Eunice, foram determinantes na formação do caráter cristão dele. Creio que Tinóteo as presenciou praticando a fé e sendo honrados por Deus, o que as ajudou a reproduzir nesse jovem a mesma fé que tinham e a fazer dele um discípulo. Quais são seus discípulos? 

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (Mateus 28:19a - ARA)

Um homem de Deus não se constrói apenas na igreja, mas, principalmente, dentro de casa.

...tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Hebreus 12:2,3

Ensinar com amor significa buscar o interesse do outro em primeiro lugar, entregando-se à missão de ensinar com perseverança, crendo que o seu ensino e exemplo de vida frutificarão. O texto acima nos mostra que Jesus Se apegou a alegria que lhe foi prometida. Assim deve ser conosco: temos de enfrentar a afronta e crer que, no final, seremos recompensados por não desistir.

Autoria: IIGD ( Igreja Internacional da Graça de Deus)

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO DEIXE O INIMIGO VENCER!!!!

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 
Bom dia a todos amados. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos vocês hoje e sempre. Hoje amados quero compartilhar algo com vocês que está em meu coração essa semana. Sabe amados na Bíblia existem várias passagens que fala a respeito do inimigo de nossas almas: Satanás. Muitos não acreditam em sua existência, muitos zombam e até criticam, mas se lessem a Bíblia notariam que além dele existir, ele está cumprindo tudo que está na Bíblia. Ele anda por ai destruindo sonhos, lares, relacionamentos, esperanças, confianças, relacionamento com Deus, entre outras coisas. Nesse versículo que coloquei acima, a Bíblia compara ele com um ladrão, pois da mesma forma que um ladrão, satanás não avisa quando chega, e, quando o faz, ele vem para detonar, ele rouba não somente de dinheiro que estou falando, mas ele rouba a paz, rouba sua atenção, rouba sua integridade, rouba sua h…

Deus é a minha força!!!!

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.SALMO 73:26

Boa noite amados!!! Que a paz de Jesus esteja em seus corações hoje e sempre. Hoje que falar sobre força. É tão difícil pensar em força no momento da tribulação, não é mesmo? Quanto mais viver essa força em nossas vidas. Parece que tudo se desmoronará em nossas cabeças quando tudo não vai bem. É muito fácil desejarmos, aconselharmos alguém a ter força num momento de dificuldade, mas viver essa força é quase que impossível em nossa mente carnal. Quando estamos de alguma forma ligados em Deus parece que essa força vem de uma forma tão incontrolável em nossas vidas que nem sabemos explicar, mas só nos damos conta do quão fortes fomos quando essa luta termina, que nem percebemos que se não fosse por ela não sobreviveríamos, não conseguiríamos ir até o final e receber a vitória. Nós somos tão pequenos, tão falhos diante da grandeza de Deus, da força que Ele nos transmite e no…

EM SEU LUGAR O QUE JESUS FARIA??

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2:21-24

Boa noite amados do Pai... que Deus abençoe grandemente cada um de nós!!! Sabe amados, ultimamente tenho assistido alguns filmes que tem tocado meu coração de tal forma, que tem me ensinado muito, tem me edificado e me feito pensar muito a respeito da minha própria vida, e, quero compartilhar com vocês. Há alguma tempo atrás assisti um filme maravilhoso indicado pelo meu pastor que se chamaAs Histórias de Jonathan Sperry. Filme maravilhoso que ensina muito a oferecer a outra face e também a agir como Jesus agiria…