Pular para o conteúdo principal

10 mandamentos da Família: 5º mandamento


Como é bom e agradável
quando os irmãos convivem em união! Salmos 133:1

O individualismo tem se tornado uma realidade cada vez mais presente. O ser humano tem apresentado dificuldades de conviver em família e dividir a vida com outras pessoas, o que passa a falsa sensação de que não precisamos uns dos outros. Com isso, as pessoas se isolam, e suas atividades do dia a dia não incluem outras além delas mesmas.
Nós, como igreja, precisamos ser exemplos de unidade. Uma família representa um conjunto de pessoas, e uma igreja representa um conjunto de famílias. Temos de entender que Deus não nos criou para vivermos sozinhos; o Corpo de Cristo só pode existir se todos os membros estiverem unidos, e uma família só se realiza se todos também compartilharem dessa unidade.

"Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros." Romanos 12:5

Brigas, conflitos, opiniões divergentes. Muitos são os motivos apontados como a causa dos desentendimentos. Temos consciência de que as pessoas não são iguais e, por conta disso, enxergam a vida com outros olhos. Mas uma coisa precisa ser considerada: ter unidade é mais importante que ter razão. Estar unido é mais importante que vencer debate. Por meio da palavra, percebemos que, em alguns momentos, o discípulo de Jesus também se desentendia, mas apesar disso, nunca se separaram; mantivera-se unidos nos bons e maus momentos.;
"Começou uma discussão entre o discípulo acerca de qual deles seria maior." Lucas 9:46 (versão NVI)
.
Uma discussão boba, uma disputa por posição. A maioria das contendas também começam por motivos fúteis. Tenha sabedoria. Não vá diante com discussões tolas que podem atrapalhar a harmonia de seu lar. Assim deve ser nossa família.
A unidade vem em primeiro lugar, acima de interesses individuais. Disse Jesus: "Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá." (Mateus 12:25b). Sabendo disso, faça tudo o que estiver ao seu alcance para ter paz em seu lar.

Em Efésios 4:1-3, Paulo explica que fomos chamados para vivermos em comunhão. Porém, por causa da natureza humana, que é egoísta, o homem é tentado a satisfazer a vontade da carne, muitas vezes dando lugar às magoas, alimentando os conflitos familiares. Mas todos os que provaram o amor de Deus precisam se esforçar para preservar a unidade do Espirito, sendo humildes e mansos uns com os outros, pois, só assim, poderemos nos apoiar mutuamente.
Um bom exemplo de família foi a de Filipe (Atos 21:8-9), pois suas quatro filhas jovens viviam na presença de Deus, guardavam-se e serviam a Ele. Já a família de Noé foi um modelo de união (Gênesis 6:13-18;9:1).
Os parentes de Noé poderiam tê-lo abandonado, já que o povo não deu crédito à sua pregação, contudo, em vez disso, entraram com ele na arca. Assim, como consequência da obediência a Deus, toda a família foi preservada com vida e abençoada pelo senhor.
Uma família assim se constrói vivendo da palavra junto dos seus. Os pais devem ter conversas diárias, frequentes e francas com os filhos tanto crianças como adolescentes. De fato, é exatamente esse tipo de comunicação constante e amorosa que a Bíblia recomenda (Deuteronômio 6:6-7). Quando essa orientação é aplicada o lar se torna um ambiente onde a palavra de Deus é respeitada, e, naturalmente prevalecerá a união familiar. "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribado a parede de separação que estava no meio." (Efésios 2:14).


Autoria: IIGD ( Igreja Internacional da Graça de Deus)

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO DEIXE O INIMIGO VENCER!!!!

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 
Bom dia a todos amados. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos vocês hoje e sempre. Hoje amados quero compartilhar algo com vocês que está em meu coração essa semana. Sabe amados na Bíblia existem várias passagens que fala a respeito do inimigo de nossas almas: Satanás. Muitos não acreditam em sua existência, muitos zombam e até criticam, mas se lessem a Bíblia notariam que além dele existir, ele está cumprindo tudo que está na Bíblia. Ele anda por ai destruindo sonhos, lares, relacionamentos, esperanças, confianças, relacionamento com Deus, entre outras coisas. Nesse versículo que coloquei acima, a Bíblia compara ele com um ladrão, pois da mesma forma que um ladrão, satanás não avisa quando chega, e, quando o faz, ele vem para detonar, ele rouba não somente de dinheiro que estou falando, mas ele rouba a paz, rouba sua atenção, rouba sua integridade, rouba sua h…

Deus é a minha força!!!!

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.SALMO 73:26

Boa noite amados!!! Que a paz de Jesus esteja em seus corações hoje e sempre. Hoje que falar sobre força. É tão difícil pensar em força no momento da tribulação, não é mesmo? Quanto mais viver essa força em nossas vidas. Parece que tudo se desmoronará em nossas cabeças quando tudo não vai bem. É muito fácil desejarmos, aconselharmos alguém a ter força num momento de dificuldade, mas viver essa força é quase que impossível em nossa mente carnal. Quando estamos de alguma forma ligados em Deus parece que essa força vem de uma forma tão incontrolável em nossas vidas que nem sabemos explicar, mas só nos damos conta do quão fortes fomos quando essa luta termina, que nem percebemos que se não fosse por ela não sobreviveríamos, não conseguiríamos ir até o final e receber a vitória. Nós somos tão pequenos, tão falhos diante da grandeza de Deus, da força que Ele nos transmite e no…

EM SEU LUGAR O QUE JESUS FARIA??

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2:21-24

Boa noite amados do Pai... que Deus abençoe grandemente cada um de nós!!! Sabe amados, ultimamente tenho assistido alguns filmes que tem tocado meu coração de tal forma, que tem me ensinado muito, tem me edificado e me feito pensar muito a respeito da minha própria vida, e, quero compartilhar com vocês. Há alguma tempo atrás assisti um filme maravilhoso indicado pelo meu pastor que se chamaAs Histórias de Jonathan Sperry. Filme maravilhoso que ensina muito a oferecer a outra face e também a agir como Jesus agiria…