Pular para o conteúdo principal

10 mandamentos da Família: 6º mandamento

6º Mandamento: Tenham boa comunicação familiar, ouçam mais e falem menos...



Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, Tiago 1:19

Nesse texto de Tiago,  encontramos três conselhos importantes para uma boa comunicação familiar: ser preparado para ouvir, ter cuidado com as palavras e ser capaz de vencer o impulso de se irar rapidamente. Quando uma dessas afirmações é desprezada, corremos o risco de ver a comunicação familiar ser interrompida, o que não é difícil de acontecer. A Palavra diz: Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha. (Provérbios 18:13). No calor  do dia a dia, falamos mais que ouvimos. Interpretamos as atitudes dos nossos familiares sem dar a eles a oportunidade de falar.
Julgamos e condenamos os da nossa casa sem buscar entender a origem de seus comportamentos, porque não estamos acostumados a ouvi-los. Às vezes, sequer acreditamos no fato de que tenham algo a dizer.
Jesus, quando confrontado pelos escribas e fariseus no caso da mulher adúltera, permaneceu em silêncio escrevendo na terra (João 8:1-11). Ele não estava calado por não saber o que dizer ou por concordar com a atitude daquela mulher; o silêncio do mestre nos ensina a não tomar atitudes no calor do momento, levados por discursos de outras pessoas, mas a buscar em Deus a direção para toda e qualquer situação.
Depois que os homens desistiram de apedrejar a mulher, Jesus concedeu a ela a oportunidade de falar. Perceba que aquela era uma pecadora pega no próprio ato de adultério. O que ela fez era indesculpável, mas, ainda assim, o Mestre permitiu que ela tivesse voz para, só então, orientá-la e exortá-la: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais (João 8:11b).
Nas situações de tensão familiar, ouça o que o outro tem a dizer, mas principalmente, ouça o que Deus ministrar ao seu coração. Dê a Ele a oportunidade de lhe ensinar como agir.
Talvez isso seja difícil para alguns. Na verdade, em tudo o que intentamos fazer, precisamos nos esforçar e sempre confiar que o Senhor Jesus irá à nossa frente, a fim de que o impossível torne-se possível. (Mateus 17:20). Começar algo nem sempre é fácil. Nesse caso estamos falando da nossa família, pois a felicidade dela é o objetivo, e isso vale o nosso esforço. Não é verdade?
A Bíblia diz que o fruto do Espirito é o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22). Observe que três dessas qualidades estão relacionadas à orientação de Tiago de sermos prontos para ouvir:
  • longanimidade: capacidade de desprezar as ofensas;
  • mansidão: tranquilidade;
  • temperança: moderação.
Só conseguiremos ouvir mais, falando e nos irando menos, se dermos espaço ao Espirito de Deus em nosso viver. Ele é quem pode frutificar como convém!
E, na medida em que andamos em Espirito, nos afastamos das obras da carne, as quais produzem morte e confusão. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espirito é da e paz. (Romanos 8:6).

Quando ouvimos mais que falamos, também nos iramos menos. O próprio Tiago nos alerta, na continuação de sua carta, que se irar não resolve as situações. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. (Tiago 1:20). Antes, é preciso rejeitar nossos ímpetos e receber com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma. (Tiago 1:21).
Busque o Senhor antes de tomar qualquer atitude em sua casa. Ouça o que Ele tem a dizer antes de abrir a boca para condenar, criticar ou reclamar. Ande em Espírito e colha o fruto de uma família alicerçada no amor e na paz!

Autoria: IIGD ( Igreja Internacional da Graça de Deus)

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO DEIXE O INIMIGO VENCER!!!!

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 
Bom dia a todos amados. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos vocês hoje e sempre. Hoje amados quero compartilhar algo com vocês que está em meu coração essa semana. Sabe amados na Bíblia existem várias passagens que fala a respeito do inimigo de nossas almas: Satanás. Muitos não acreditam em sua existência, muitos zombam e até criticam, mas se lessem a Bíblia notariam que além dele existir, ele está cumprindo tudo que está na Bíblia. Ele anda por ai destruindo sonhos, lares, relacionamentos, esperanças, confianças, relacionamento com Deus, entre outras coisas. Nesse versículo que coloquei acima, a Bíblia compara ele com um ladrão, pois da mesma forma que um ladrão, satanás não avisa quando chega, e, quando o faz, ele vem para detonar, ele rouba não somente de dinheiro que estou falando, mas ele rouba a paz, rouba sua atenção, rouba sua integridade, rouba sua h…

Deus é a minha força!!!!

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.SALMO 73:26

Boa noite amados!!! Que a paz de Jesus esteja em seus corações hoje e sempre. Hoje que falar sobre força. É tão difícil pensar em força no momento da tribulação, não é mesmo? Quanto mais viver essa força em nossas vidas. Parece que tudo se desmoronará em nossas cabeças quando tudo não vai bem. É muito fácil desejarmos, aconselharmos alguém a ter força num momento de dificuldade, mas viver essa força é quase que impossível em nossa mente carnal. Quando estamos de alguma forma ligados em Deus parece que essa força vem de uma forma tão incontrolável em nossas vidas que nem sabemos explicar, mas só nos damos conta do quão fortes fomos quando essa luta termina, que nem percebemos que se não fosse por ela não sobreviveríamos, não conseguiríamos ir até o final e receber a vitória. Nós somos tão pequenos, tão falhos diante da grandeza de Deus, da força que Ele nos transmite e no…

EM SEU LUGAR O QUE JESUS FARIA??

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2:21-24

Boa noite amados do Pai... que Deus abençoe grandemente cada um de nós!!! Sabe amados, ultimamente tenho assistido alguns filmes que tem tocado meu coração de tal forma, que tem me ensinado muito, tem me edificado e me feito pensar muito a respeito da minha própria vida, e, quero compartilhar com vocês. Há alguma tempo atrás assisti um filme maravilhoso indicado pelo meu pastor que se chamaAs Histórias de Jonathan Sperry. Filme maravilhoso que ensina muito a oferecer a outra face e também a agir como Jesus agiria…