Pular para o conteúdo principal

10 mandamentos da Família: 8º mandamento


Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Efésios 5:15-17

8º Mandamento: Passem tempo juntos, sejam presentes na família.

A vida moderna apresenta tantas distrações que, hoje. apesar de estarem debaixo do mesmo teto, os membros das famílias estão a quilômetros de distância uns dos outros. Por vezes, estão mais próximos de estranhos, através de redes sociais, que conectados aos da própria casa.

Para que nossa família se firme, é necessário gastarmos tempo com nossos familiares; tempo de qualidade, de partilha, de conexão. É preciso priorizar nossas relações, conferindo-lhes a importância que merecem em nossa vida. Fazer atividades com o cônjuge e com os filhos abre espaço para diálogos mais profundos.

Muitos dirão que não tem tempo para tais coisas, mas o autor de Efésios já nos alerta: Portando, vede prudentemente como andais, não como néscios (tolos), mas como sábios, remindo (aproveitando) o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:15-17).

Deus se importa mais com relacionamentos que com serviço...

A vontade de Deus é que cuidemos uns dos outros. Na passagem de Jesus pela casa de Marta e Maria, Ele deixa claro que se relacionar é mais importante que servir (Lucas 10:38-42). Marta estava cansada esforçando-se para servir a Jesus enquanto Maria gastava seu tempo com o Mestre. Além do aprendizado espiritual, de que ouvir Jesus é mais importante que tentar servir-lhe, podemos entender também que estar COM nossa família renderá mais frutos que apenas servir a ela.

Do que adianta os pais gastarem todo o tempo trabalhando para oferecer o melhor aos filhos ou, ainda, as mães que trabalham em casa correrem de um lado para o outro para manter tudo em ordem, se não gastarem tempo COM os filhos? O Serviço se perde, mas os relacionamentos não se perdem.

Jesus disse à Marta que a escolha de Maria, a melhor parte, não lhe seria tirada. Da mesma maneira, os vínculos que estabelecemos com nossos filhos e com nosso cônjuge jamais se perderão. Ainda que venham as adversidades e as crises financeiras, o elo entre os familiares perdurará.

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel. I Timóteo 5:8

Cuide de sua família, não apenas no plano material, mas construa um ambiente de segurança emocional e, principalmente, esteja perto o suficiente para conhecer o estado espiritual dos filhos, do cônjuge e dos pais. Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado. (Provérbios 27:23).

O Texto Sagrado nos orienta a colocar o coração sobre os nossos rebanhos, o que quer dizer nos dedicarmos, gastarmos tempo, estarmos presentes e cultivarmos a comunhão. É isso o que Deus espera de nós, e aquele que conhece a Palavra e age de maneira diferente nega sua fé e torna-se pior que o incrédulo.

Estar peto, observando as atitudes, prestando atenção no que está por trás das palavras dos nossos familiares, irá nos fazer perceber e tratar os problemas antes que essas situações adversas se agravem. Pois, nossos filhos se dão a conhecer pelas suas atitudes (Provérbios 20:11-13). Mas, quando temos olhos, mas não vemos e ouvidos e não ouvimos, podemos ser pegos de surpresa com a destruição da nossa família.

Portando, família unida investe tempo e energia na construção e manutenção de um relacionamento construtivo. Com isso, os cônjuges conversam mais entre si; os pais brincam mais com os filhos; há mais caminhadas de mãos dadas, ou seja, há quantidade e qualidade de dedicação de tempo. Além disso, essa família valoriza os almoços à mesa; as férias são momentos inesquecíveis; os aniversários, mesmo com simplicidade, são comemorados; ps dias festivos são lembrados e vividos intensamente, e a participação nos cultos torna-se importantes. Enfim, essas "tradições", pequenas e grandes, estreitam os nosso laços, nos renovam e nos dão uma identidade enquanto família.

Autoria: IIGD ( Igreja Internacional da Graça de Deus)





Postagens mais visitadas deste blog

NÃO DEIXE O INIMIGO VENCER!!!!

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 
Bom dia a todos amados. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos vocês hoje e sempre. Hoje amados quero compartilhar algo com vocês que está em meu coração essa semana. Sabe amados na Bíblia existem várias passagens que fala a respeito do inimigo de nossas almas: Satanás. Muitos não acreditam em sua existência, muitos zombam e até criticam, mas se lessem a Bíblia notariam que além dele existir, ele está cumprindo tudo que está na Bíblia. Ele anda por ai destruindo sonhos, lares, relacionamentos, esperanças, confianças, relacionamento com Deus, entre outras coisas. Nesse versículo que coloquei acima, a Bíblia compara ele com um ladrão, pois da mesma forma que um ladrão, satanás não avisa quando chega, e, quando o faz, ele vem para detonar, ele rouba não somente de dinheiro que estou falando, mas ele rouba a paz, rouba sua atenção, rouba sua integridade, rouba sua h…

Deus é a minha força!!!!

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.SALMO 73:26

Boa noite amados!!! Que a paz de Jesus esteja em seus corações hoje e sempre. Hoje que falar sobre força. É tão difícil pensar em força no momento da tribulação, não é mesmo? Quanto mais viver essa força em nossas vidas. Parece que tudo se desmoronará em nossas cabeças quando tudo não vai bem. É muito fácil desejarmos, aconselharmos alguém a ter força num momento de dificuldade, mas viver essa força é quase que impossível em nossa mente carnal. Quando estamos de alguma forma ligados em Deus parece que essa força vem de uma forma tão incontrolável em nossas vidas que nem sabemos explicar, mas só nos damos conta do quão fortes fomos quando essa luta termina, que nem percebemos que se não fosse por ela não sobreviveríamos, não conseguiríamos ir até o final e receber a vitória. Nós somos tão pequenos, tão falhos diante da grandeza de Deus, da força que Ele nos transmite e no…

EM SEU LUGAR O QUE JESUS FARIA??

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2:21-24

Boa noite amados do Pai... que Deus abençoe grandemente cada um de nós!!! Sabe amados, ultimamente tenho assistido alguns filmes que tem tocado meu coração de tal forma, que tem me ensinado muito, tem me edificado e me feito pensar muito a respeito da minha própria vida, e, quero compartilhar com vocês. Há alguma tempo atrás assisti um filme maravilhoso indicado pelo meu pastor que se chamaAs Histórias de Jonathan Sperry. Filme maravilhoso que ensina muito a oferecer a outra face e também a agir como Jesus agiria…